Fitness

Guia de Moda Fitness

Uma das dúvidas geradas em quem pratica exercícios físicos diariamente é sobre a necessidade de comprar roupas específicas para o treino. Muitas pessoas acham que a moda fitness serve apenas para a aparência e não consideram a real importância desse tipo de vestimenta.

Ao realizar exercícios físicos, o corpo humano tende a aumentar a temperatura, liberando energia e, consequentemente, o suor para refrescar o calor. Acontece que quando roupas do cotidiano são utilizadas para se exercitar, o calor corporal fica retido, gerando um maior cansaço e interferindo nos resultados que o exercício traria. Outro problema é que roupas de algodão absorvem o suor, o que pode ser extremamente desconfortável, deixando a peça pesada e produzindo mau cheiro.

Outro ponto a ser levado em consideração quando se diz respeito às roupas fitness é o conforto. Esse tipo de peça possui maior elasticidade e foi fabricada para melhorar os movimentos de quem faz exercícios. A academia e o esporte são métodos de cuidado com o corpo e bem-estar, portanto, é totalmente válido escolher uma roupa confortável e que forneça possibilidade de realização dos exercícios.

Tipos de Vestuário

Devido a importância de vestir roupas adequadas para realizar os exercícios físicos, o mercado de moda fitness vem crescendo, e junto com ele os estilos variados de roupas que combinem com o gosto pessoal de cada um.

  • Calça Fitness

    Fitness

    Existem dois tipos de calças voltadas para os exercícios físicos, as chamadas fusô e legging. A fusô possui um comprimento que geralmente cobre o tornozelo, além de algumas delas possuírem uma tira que é passada por debaixo dos pés.

    Já a legging não chega na altura do tornozelo, e não possui nenhuma tira, porém é a mais popular. As duas peças são fabricadas com um tecido térmico que fica extremamente colada ao corpo, com uma elasticidade bastante forte, permitindo exercícios mais pesados.

  • Shorts Fitness

    Fitness

    Possuem um tecido ventilado, sendo mais solto e fresco. Alguns shorts têm uma parte interna com um decido parecido com o da calça, para quem gosta de sentir a peça colada no corpo. O short também permite uma boa elasticidade, facilitando a execução de alguns movimentos.

  • Camiseta Fitness

    Fitness

    Existem muitos tipos de camisetas na moda fitness, como a cavada, manga curta, manga longa, mais soltas e coladas ao corpo. Todas utilizam poliéster, que é um tecido que proporciona elasticidade e não absorve o suor.

  • Macacão Fitness

    Fitness

    Fabricados com poliéster, o macacão fitness é uma única peça para todo o corpo. Ele supre a necessidade de calças e camisas, contendo tecido até a metade dos pés. Essa peça proporciona uma melhor execução dos exercícios mais pesados, pois dá a sensação de liberdade em quem está usando.

  • Top Fitness

    Fitness

    Essa peça cobre apenas a parte dos seios e também utiliza o poliéster. É recomendada, pois mantém os seios seguros sem a necessidade de sutiã, que aperta o corpo feminino e pode gerar desconforto no momento dos exercícios. O uso do top é mais fresco e também é bastante utilizado pelo público feminino.

  • Body Fitness

    Fitness

    Essa peça parece um maiô, pois cobre toda a parte do torso da pessoa. Geralmente é utilizada junto ao shorts.

 
 

Objetivo da Roupa

Você deve prezar pelas peças que te deixem mais confortável para realizar o exercício. Porém, temos algumas dicas para que você possa escolher o estilo ideal para cada momento do seu treino:

  • Básico

    Fitness

    As roupas mais básicas utilizadas nas academias pelo público feminino, é o top e a legging. O top permite maior conforto em relação ao seio, sendo o preferido pelos consumidores. Já a legging é utilizada devido a sua elasticidade e conforto, podendo ser usada tanto no frio quanto no calor.

  • Sustentar

    Fitness

    A combinação que pode ser usada pensando em sustentação corporal é justamente a mais usada pelas pessoas. O top e a calça proporcionam uma maior elasticidade e sustenta todo o corpo.

  • Conforto

    Fitness

    Pensando em conforto, a combinação ideal é a camisa com o short, pois são peças mais soltas, que geram uma maior comodidade nas horas de se exercitar.

  • Modelar

    Fitness

    A melhor opção para modelar o é o macacão, pois é uma peça que cobre todo o corpo de forma bastante justa e elástica, proporcionando uma modelagem perfeita.

  • Para o calor

    Fitness

    Para o calor, a dica é usar o top com o short, pois são peças que deixam você mais fresca para aguentar a temperatura. Além disso, são peças que ajudam o corpo a se refrescar, pois permitem mais respiração.

  • Para o Frio

    Fitness

    Para o frio, é recomendável usar uma calça, de preferência fusô, com uma camisa de manga curta ou comprida, pois cobre mais partes do corpo. Essas peças tem o fator térmico do poliéster, ajudando você a não sentir frio durante os exercícios.

 
 

Melhor opção para cada exercício

Existem vários tipos de exercícios físicos, cada um com a sua diferença. A roupa a ser utilizada para cada estilo varias, pois existem peças que propiciam um melhor rendimento em um tipo mas pode gerar desconforto em outro.

  • Crossfit

    Fitness

    A roupa recomendada para o crossfit é a calça e o top. Essa combinação gera maior sustentação ao corpo, enquanto dá elasticidade para o uso das pernas e liberdade para a movimentação dos braços.

  • Pilates

    Fitness

    As peças recomendadas são as calças legging e as camisas regatas mais justas, pois não atrapalham os movimentos e proporcionam elasticidades, cobrindo boa parte do corpo. Para os pés, é bom usar meias antiderrapantes, pois ajudam nos movimentos.

  • Corrida

    Fitness

    Para correr, o uso dos shorts e das camisas é essencial, pois mantém melhor segurança para o corpo e enquanto deixa os movimentos mais livres. Além disso, essas peças são boas para manter uma temperatura ideal para o corpo, pois deixa que o mesmo respire.

  • Lutas

    Fitness

    Para as lutas, o recomendável é utilizar o top e o shorts, pois essas peças dão mais liberdade para o corpo enquanto mantém a segurança e o conforto para os movimentos necessários.

  • Dança

    Fitness

    Para dançar, você pode usar a combinação da calça com a camisa um pouco mais justa, pois os movimentos exigem um pouco mais de elasticidade e sustentação corporal.

  • Musculação

    Fitness

    Para a musculação, é possível usar o macacão, pois dá mais conforto para o corpo todo e ajuda a modelar. Além disso, o macacão auxilia na sustentação, dando mais conforto para realizar os movimentos da musculatura.

 
 
 
Fitness

Qual a roupa ideal para quem está começando?

Se você é nova no mundo fitness, fique tranquila. O ideal de roupa é aquela em que você sinta maior conforto para iniciar seu treino. Porém, a dúvida é muito grande nesse momento, portanto, a dica é para que você inicie com a calça e regata justa. Além de promover maior conforto, elasticidade e sustentação, essa combinação também cobre boa parte do corpo, se caso você ainda não estiver segura para usar um top.

Quais lingeries devo usar durante os exercícios?

A escolha do lingerie é muito importante para começar um bom treino, pois as roupas da moda fitness são mais apertadas e marcam bastante. A dica para o uso da calcinha é que você escolha aquela que a deixará mais confortável, sem apertar muito o corpo e que permita um maior respiro, porém é válido evitar as peças com costura, pois são as que mais marcam na roupa.
O sutiã deve permitir a transpiração, para dar mais disposição a você. A dica para as meninas com seios grandes é de que se escolha uma peça com bojo e laterais largas, de preferência com as costas nadador, para uma maior proteção.
Os materiais mais indicados são o cóton e o algodão, por proporcionar um conforto e maciez melhores.

Fitness
Fitness

Conforto e sustentação são essenciais

É essencial que as peças que você escolha sejam muito confortáveis e permitam uma sustentação do seu corpo, pois os exercícios que você irá realizar são voltados ao seu bem estar, sendo assim, é importante que sejam aproveitados ao máximo.

Se a sua peça não proporcionar sustentação corporal, você não se sentirá confortável e os riscos de que os seus exercícios sejam feitos em vão é maior, pois sem o aproiveitamento, o resultado final não sairá como o esperado. Se sinta confortável e aproveite todo o tempo consigo mesma nas horas de exercício.

Lavagem

Outra dúvida que surge na hora de usar as roupas de academia é como lavar. É um processo simples, mas exige cuidado com as peças. Siga os seguintes passos:

1- Não demore para lavar
Lave as roupas que você usou no momento em que chegar da academia, pois os líquidos do seu corpo se mantém nas peças, o que pode gerar odores difíceis de tirar, além de possívelmente manchar as roupas.

2- Não use escovas
É essencial que essas roupas sejam lavadas à mão mesmo e com muita delicadeza, pois são peças muito frágeis e, se a lavagem for muito brusca, pode danificar o rendimento das peças.

3- Não use amacientes e sabonetes perfumados
Roupas cheirosas e macias são muito boas, mas esse tipo de componente possui uma química que pode estragar suas vestimentas. Nesse caso, o sabão neutro é a melhor opção. Aliás, saiba que é esse tipo de sabão que mantém as cores vivas do poliéster.

4- Retire o excesso de água espremendo
Nunca torça suas roupas de academia, pois isso força a elasticidade delas causando o risco de não aumentar o tamanho ou perder a elasticidade. Sempre esprema a roupa para tirar o exesso de água.

5- Não deixe de molho
Coloque as peças para secar imediatamente após a lavagem, pois elas secam rapidamente, e se forem deixadas de molho correm o risco de perder a elasticidade e diminuir.

Fitness


6- Não deixe no sol
Essas peças podem ficar duras com a secagem no sol, perdendo a elasticidade e possivelmente contraindo manchas dos raios solares. A propósito, os ferros de passar dão o mesmo efeito. Por isso, coloque sua ruopa para secar em um lugar com sombras e bastante ventilação.

7- Não use as roupas molhadas
Nunca saia para praticar seus exercícios com as vestimentas molhadas, pois as roupas podem adquirir bactérias que agridem a sua saúde, além de ficar com um cheiro ruim. Isso também vale para a hora de guardar suas roupas, mantenha elas em lugares ventilados enquanto estiverem molhadas, pois, se confinadas, podem ser danificadas e perder o conforto que proporcionam.

Fitness

Dicas de Combinação

Macacão
O macacão, por si só, já deixa o corpo modelado e lindo, sem precisar de nenhum complemento. Além disso, existem várias estampas para essa peça, basta escolher as que mais agradam e arrasar com o seu estilo.

Regata e Legging
Esse é o tipo mais comum, porém é bastante customizável. Com a variedade de cores e estampas existentes para cada uma dessas peças, você pode fazer um estilo próprio e fazer os exercícios mostrando todo o seu gosto. Essa combinação cobre quase todo o corpo também, podendo ser usado para você que é mais tímida e não se sente segura para usar as peças mais ousadas, ainda.

Regata e shorts
Esse estilo é o indicado para as mulheres determinadas, pois é o utilizado para as corridas. A combinação dessas peças gera a sensação de que você vai correr por todo o globo. Além disso, o short possui muitas variações no design, tendo um parecido com uma saia e outro mais colado ao corpo.

Top e Legging
Essa combinação também é bastante usada pelas mulheres, portanto também tem bastante variação de estampas.

Mais Vendidos

 
 
 
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS:

PEDRO XAVIER CORREA MODAS- ME - CLICK CHIQUE AVENIDA MANOEL CARNEIRO DE MENEZES, 411 MURY | NOVA FRIBURGO – RJ
CNPJ: 21.603.476/0001-97 | IE: 86.852.241 CEP 28615-060

Tray Corp by FBITS © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Eventuais promoções, descontos e prazos de pagamento expostos aqui são válidos apenas para compras via internet.
As fotos, textos e layout aqui veiculados são de propriedade da Loja. É proibida a utilização total ou parcial sem nossa autorização.